Quanto pagou a VW para pôr as fábricas a trabalhar?
Há dois dias trouxemos-lhe a notícia de que só ao fim de uma maratona negocial de 20 horas a Volkswagen tinha desbloqueado um acordo com uma empresa que controlava dois fornecedores que a tinham levado a parar a produção em seis fábricas, parando até a construção dos modelos Golf e Passat. Na altura, ambas as partes tinham acordado em não divulgar detalhes do acordo… mas tudo acaba por se saber!
Mas há mais: segundo o acordo entre as partes, a VW continuará a comprar componentes ao Prevent Group, pelo menos, nos próximos seis anos; e ambas desistiram de quaisquer outras acções legais, apenas ficando reservado o direito de a VW recorrer aos tribunais se o fornecedor não cumprir os níveis de qualidade exigidos pela marca.
Após este acordo, a Car Trim (forros dos bancos do Golf e Passat) e a ES Automobilguss (components para caixas de velocidades), ambas do Prevent Group, recomeçaram a fornecer as fábricas da VW que, em princípio, já deverão estar em plena laboração na próxima segunda-feira. Este é, contudo, um caso que pode tornar-se um marco na indústria automóvel por ser a primeira vez que um fornecedor de média dimensão faz frente desta forma a um constructor gigante…
Por outro lado, o estado alemão teve também alguma influência, nos bastidores, para que o acordo fosse obtido com alguma celeridade. Por interesse óbvio: a paragem das seis fábricas da VW implicava a dispensa por vários dias de cerca de 27.700 trabalhadores, cujos salários seriam pagos pelo governo…